domingo, 25 de abril de 2010

CAPÍTULO 8- A VIDA CONTINUA

As origens da genética
Em 1822, nasceu gregor johann mendel, em Hyncice, pequena aldeia da Morávia, então província do império Austro-Húngaro.
Em 1843, aos 21 anos de idade, mendel ingressou num mosteiro de agostinianos, em Brno.Ele encontrou ali um ambiente cultural altamente motivador aos seus estudos.Estimulado por seus superiores,Mendel foi a Viena estudar e desenvolver, na universidade de ciências naturais, o que eles chamavam de suas "aptidões excepcionais".Seus estudos não tiveram repercussão no meio científico e permaneceram esquecidos durante 35 anos.Mendel morreu em 1884.De lá para cá, seus esforços tiveram muitos desdobramentos.

As descobertas de Mendel
Num experimento com ervilhas-de-cheiro,Mendel cruzou plantas altas com plantas anãs.Como resultado obteve só plantas altas.Mendel realizou cruzamentos entre essas últimas altas e observou que se originavam plantas altas e anãs, numa proporção de 3 altas para 1 anã.
Mendel concluiu que cada planta de ervilha possuía um par de fatores responsáveis por certa característica.Concluiu também que cada gameta continha um fator de cada par.
A palavra genética significa geração.É a ciência da hereditariedade, isto é, que estuda o processo de transmissão, das características de uma espécie.

A transmissão das características hereditárias

- Os cromossomos são filamentos que se encontram no n
úcleo das células.Eles contêm os genes, responsáveis pela transmissão de características hereditárias.
- No ser humano, todas as células do organismo-com exceção dos gametas-possuem 46 cromossomos.
- A célula-ovo (ou zigoto) resulta, no ser humano, da união entre um espermatozóide e um óvulo.O zigoto poderá originar um novo indivíduo, que terá características próprias, determinadas pela combinação das informações genéticas contidas nos gametas masculino e feminino.
As características que se transmitem de pais para filhos são denominadas características hereditárias.Para cada característica hereditária existe pelo menos um par de genes-um gene de origem paterna e outro de origem materna.
Os cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes para as mesmas características são chamados cromossomos homólogos.Já os genes responsáveis pelas mesmas características e que estão numa mesma posição nos cromossomos homólogos são chamados genes alelos.
Existem pessoas que conseguem enrolar a língua.Outras pessoas não conseguem.A capacidade de enrolar a língua é uma característica hereditária.Vamos considerar a característica "capacidade de enrolar a língua" seja determinada por um gene representado pela letra A e que a carcterística "incapacidade de enrolar a língua" se deva pelo gene representado pela letra a.
Entre os genes pode existir um processo de dominância.No exemplo, o gene A, que condiciona a capacidade de enrolar a língua, é dominante sobre o gene a, que condiciona a incapacidade de enrolar a língua.Diz-se então:
- O gene A , sendo o gene dominante, inibe a manifestação do gene a.
- O gene a representa o gene recessivo, isto é, o que é inibido.
Considerando esses gene, suponha que um homem AA tenha um filho com uma mulher aa.
Esse homem tem dois genes A: um herdado do pai, o outro herdado da mãe.Como só tem genes A, ele é capaz de enrolar a lingua.Já a mulher tem dois genes a: um herdado do pai, o outro herdado da mãe.Como só tem genes a ela não é capaz de enrolar a lingua.
O homem sendo AA, possui todos os espermatozóides com um gene A, da mesma maneira, todos os óvulos da mulher terão um gene a.Portanto, nesse caso, quando um espermatozóide se une ao óvulo, forma-se um zigoto Aa-o gene A fornecido pelo espermatozóide e o gene a fornecido pelo óvulo.
Como o gene A é dominante em relação ao a, pode-se concluir que o individuo Aa será capaz de enrolar a língua.
Os cromossomos sexuais
Certos genes situados nos cromossomos sexuais determinam se um embrião se desenvolverá como menino ou como menina.
A especié humana possui dois tipos de cromossomos sexuais:X e Y.Dos 23 pares de cromossomos existentes numa célula diplóide humana, um par se relaciona aos cromossomos sexuais. As células diplóides da mulher possui dois cromossomos XX, já o homem possui um cromossomo X e outro Y. dessa forma, a mulher produz óvuloa com um cromossomo X e o homem produz espermatozóides com um cromossomo X e outro Y. Portanto, o sexo dos filhos será determinado pela combinação dos gametas do pai e da mãe.
HEREDITARIEDADE E O MEIO AMBIENTE
A constituição genética de um ser vivo é conhecido como genótipo, como vimos nas características do enrolamento da língua: AA Aa aa. As características que se manifestam nos indivíduos são chamados de fenótipo. No exemplo acima, pessoas AA Aa possuem genótipos diferentes, mas fenótipos iguais, a de enrolar a língua. O fenótipo depende não só do genótipo, mas também de da ação de fatores ambientais como a alimentação, luminosidade, certas doenças,prática de exercícios físicos dentre outros.

ENGENHARIA GENÉTICA
Biotecnologia é o estudo das técnicas e dos processos biológicos relacionados à obtenção de produtos de interesse humano. Um exemplo disso é a manipulação do DNA que representa um dos remos mais promissores da biotecnologia. Engenharia Genética é o conjunto de técnicas envolvidas com a manipulação do DNA. Com essas técnicas é possível transferir genes de um ser vivo para outro. Um exemplo: o gene humano que regula a produção de insulina que atua sobre o nível de glicose no sangue é um exemplo de gene que foi transplantado em certas bactérias.

SERES TRANSGÊNICOS
São aqueles que receberam e incorporaram genes estrangeiros de outros seres vivos. Um exemplo disso é a bactéria que recebeu o gene humano da insulina é um ser transgênico. outor exemplo são cabras qu receberam genes de aranhas e se tornaram capazes de produzir fibras de proteína extremamente resistentes e flexíveis. Essas fibras eliminadas com o leite das cabras são isoladas e na construção de aeronaves ou na fabricação de tecidos artificiais.

PROJETO GENOMA: UMA GRANDE CONQUISTA
A espécie humana possui 23 tipos diferentes de cromossomos em cada uma de suas células. Genoma é o conjunto de haplóides de cromossomos. Então, cada gamenta haplóide possui um único genoma, ou seja, possui uma única coleção de diferentes tipos de cromossomos. As células diplóides possuem dois genomas, ou seja, possuem dusa coleções de diferentes cronossomos.

Clones:cópias idênticas
Em fevereiro de 1997 uma equipe de um instituto de pesquisa de Ediburgo (Escócia) anunciou o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro clone de mamífero desenvolvido a partir de experimentação cientifíca.Depois da ovelha Dolly, vários outros casos de clones de mamífero foram anunciados.

Clonagem:aplicações diversas

Apesar da polêmica gerada, a possibilidade de clonagem em animais abre perspectivas promissoras para a pesquisa em setores diversos, como a agropecuária e a medicina.
Muitos pesquisadores acreditam que seres com características desejáveis aos interesses humanos poderão, no futuro, ser clonados.Atualmente, muitas pesquisas em desenvolvimento visam á produção de animais multiplicados por clonagem que forneçam tecidos ou órgãos capazes de ser utilizados para transplantes em seres humanos.Há muito tempo os seres humanos obtêm clones de plantas diversas.

Um comentário: