quarta-feira, 21 de abril de 2010

CAPÍTULO 7-CORPO, MENTE E "CORAÇÃO" OS CUIDADOS NA ADOLESCÊNCIA

Os Cuidados na adolescência

A adolescência começa na puberdade.Essa fase se inicia por volta de 12 a 13 anos de idade e é caracterizada por mudanças fisicas no corpo de meninos e meninas.É nela que surgem os pêlos nos orgãos sexuais externos e nas axilas.
Uma das preocupações dos jovens nessa fase são as espinhas.Na puberdade, as glândulas sebáceas da pele começam a produzir mais material gorduroso, ocasionando erupções principalmente no rosto: são os cravos e as espinhas.Recomendação: se aparecerem muitas dessas erupções, procure um dermatologista.
As glândulas sudoríparas também se tornam mais ativas na puberdade, aumentando a quantidade de suor,que exala um odor característico.
Diariamente, os meninos devem lavar a glande do pênis.Em baixo da pele que recobre a glande forma-se um secreção que se acumula e pode causar mau cheiro e, até infecção.há meninos que nascem com essa pele apertada, caracterizando um problema chamado fimose.Nesse caso, é nescessário fazer uma cirurgia para corrigir o problema.
Essa fase também é marcada por alterações psicológicas.Alterações psicológicas são mudanças na mente da pessoa, ou seja, em sua maneira de pensar.
Na mente do jovem, geralmente surgem muitos conflitos.Além de normais, esses conflitos podem ser construtivos.O adolescente costuma questionar tudo.
Na fase da adolescência, acontecem os primeiros namoros, aparecem os desejos sexuais, as emoções são vividas com muita intensidade.E é ai, na sexualidade, que estão as maiores preocupações dos pais, pois uma "transa" pode levar á gravidez precoce ou ao contágio de doenças sexualmente trasmissíveis.

Métodos anticoncepcionais
A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das garotas são capazes de gerar filhos.mas ter filhos é uma decisão muito séria.Criar, educar e sustentar um pessoa exige muita responsabilidade.
Quem pretende ter relações sexuais, mais não quer correr risco de uma gravidez, precisa utilizar algum método anticoncepcional. Antes de começar um relacionamento sexual, a mulher precisa consultar um ginecologista.Vamos conhecer alguns método anticoncepcionais.

A camisinha masculina
A camisinha masculina, também chamada camisinha-de-vênus ou preservativo.Camisinha é uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da relação sexual.O esperma ejaculado fica dentro da camisinha, impedindo que os espermatozóides entrem no corpo da mulher.Na ponta, é importante que deixe um espaço livre para que ali fique o esperma.
A camisinha, além de evita a gravidez, evita a aquisição de doenças sexualmente trasmissíveis (DSTs), como sífilis, gonorréia e a Aids.

A camisinha feminina
È um "saco" feito do mesmo material que a camisinha masculina, que possui dois anéis nas extremidades.Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva.ATENÇÃO: tanto a camisinha masculina como a feminina têm um prazo de validade impresso na embalagem, que deve ser obedecido.As camisinhas masculina e feminina não devem ser usadas ao mesmo tempo.

A pílula combinada
A pílula combinada é a pílula anticoncepcional mais comum.É um medicamento em forma de comprimido, feito com hormônio sintéticos que impedem o amadurecimento do óvulo e da ovulação.É um método quase 100% seguro de evitar a gravidez.
há outros tipos de anticoncepcionais á base de hormônios.Todos eles, só podem ser ministrados sob orientação médica.É importante também que a mulher que estiver fazendo uso desse tipo de anticoncepcional consulte o médico periodicamente.

DIU
A sigla DIU vem de dispositivo intra-uterino.É uma peça de plástico banhada de cobre.O DIU é colocado dentro do utéro pelo médico, durante o período menstrual, quando o colo do utéro está mais aberto.O DIU é um método de alta eficácia, quase 100% seguro de evitar a gravidez.O DIU só pode ser utilizado com a devida orientação médica.

Diafragma
É uma capinha de borracha que deve ser introduzida na vagina momentos antes da relação sexual.Ela se encaixará na entrada do utéro, obstruindo-o.Essa obstrução evita que os espermatozóides encontrem o óvulo.É altamente recomendado que utilize junto com uma pomada espermicida, para aumentar a eficácia.Deve ser removido somente seis horas após a ejaculação do homem, para garantir que todos os espermatozóide tenham morrido.

Tabelinha
É uma tabela do ciclo hormonal é fértil da mulher, detectando assim, os dias que pode ter relações sexuais com menor risco de gravidez.Também conhecido como método do calendário, a tabelinha é um método natural, que não emprega nenhum material ou rémedio.É preciso ter cuidado:o método da tabelinha falha com frequência.Em mulheres com menstruação irregular ele não funciona mesmo.

As doenças sexualmente trasmissíveis
As relações sexuais também podem resultar em doença.São as doenças sexualmente trasmissíveis (ou DSTs).Alguns exemplos: a Aids, a gonorréia, a sífilis, as hepatite B e C e o condiloma genital.

A Aids
SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA-AIDS
É causada por um grupo de vírus, chamados HIV, que invadem certas células, se mutiplicam e acabam comprometendo o sistema imunológico da pessoa.

Transmissão.
Sexual: é a forma mais frequente de se contrair a doença.
Transfusão sanguínea: todo sangue para ser transfundidodeve ser obrigatoriamente testado para a detecção de anticorpo anti-HIV.
Hemoderivados: seringas, agulhas e outros instrumentos pérfuro- cortante.
transmissão perinatal: mães portadoras do HIV podem pssar para seus filhos durante a gravidez, parto ou amamentação.

Prevenção.
- uso de camisinha; uso de agulhas e seringas descartáveis em injeções; evitar o uso de pérfuro-cortante como giletes, navalhas e alicates de cutícilas; evitar gravidez e amamentação, no caso de mulheres portadoras do HIV.
É bom lembrar que não existe cura para a AIDS. Existem só medicamentos desenvolvidos para prolongar os dias de vidas do doente.

Gonorréia.
Causada por uma bactéria, sendo seu agente etiológico Neisseria gonorrhoeae. O período de incubação da doença são de 2 a 7 dias.

Sinais e sintomas.
Ardência e dor ao urinar, elimina pus pela uretra, entre outros.

Tratamento.
É feito através de antibióticos, prescritos pelo médico
.
Sífilis.
Caudada por bactéria, a sífilis pode cusar vários danos ao organismo. Começa com uma feridinha no orgão sexual externo, em seguida aparecem manchas avermelhadas no corpo. a fase mais grave da doença é quando a bactéria atinge o sistema nervoso e outrs orgãos, causando cegueira, paralisia, distúrbios mentais e morte.

Hepatite B e C.
São causadas por vírus que atacam o fígado da pessoa.

Transmissão da hepatite B.
através das relações sexuais;
transfusão de sangue contaminado;
mãe para filho.

Sintomas da hepatiteB.
icterícia, febre, cefaléia, náuseas, vômito e dores musculares.

Transmissão da hepatite C.
transfusão de sangue, relações sexuais.
A hepatite B existe vacina, enquanto a hepatite C não existe.

Condiloma genital.
Também conhecida como crista de galo, é causada pelo vírus HPV.
Transmissão.
através da relação sexual.
Prevenção.
uso da camisinha.
Tratamento
consiste na eliminação das verrugas por métodos diversos, como cauterização, feito por especialistas.
Não existe cura para o HPV.

Um comentário: