terça-feira, 1 de junho de 2010

CAP.10-ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
Uma dieta equilibrada deve conter alimentos variados, que forneçam ao organismo a quantidade necessária de água, sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas. Adotar cuidados higiênicos e manter um ambiente tranquilo na hora da refeição são exemplos de atitudes importantes e que devem ser cultivadas pelas pessoas.
De maneira geral, recomenda-se:
-Escolher a maior variedade possível de alimentos:verduras, frutas, carne, leite, ovos e grãos.
-Dar preferência a produtos naturais. Quando não for possível evitar os alimentos industrializados, deve-se comer uma pequena quantidade deles e não repeti-los por dias seguidos.
-Verificar se os produtos, naturais ou industrializados, estão em bom estado de conservação.
Quanto aos produtos industrializados, cabem algumas recomendações também:
-As latas não devem estar enferrujadas, amassadas , nem estufadas.
-O produto deve estar dentro do prazo de validade, pois, caso contrário, pode estar estragado e provocar intoxicações graves.
As carnes bovinas precisam estar vermelhas e com bom aspecto;os "miúdos" também devem apresentar a cor natural, não escurecida, e consistência firme.
Os peixes podem ser frescos ou congelados, mas é preciso observar bem o aspecto. Se as guelras(brânquias)estiverem vermelhas, o peixe deve estar bom;se estiverem escuras, ele já não deve ser comprado nem consumido. Olhos brilhantes e escamas firmes também indicam que o peixe está fresco.
Em relação às frutas e verduras, é necessário lavá-las muito bem para remover resíduos de agrotóxicos e eventuais microrganismos ou ovos de vermes parasitas.
Eis algumas recomendações básicas para a nossa alimentação diária:
-Preparar com atenção e carinho os alimentos para que se tornem apetitosos. O bom aspecto de um alimento estimula a secreção de saliva, por exemplo, o que contribui para a digestão.
-Comer devagar. Os alimentos mal mastigados não são bem digeridos.
-Manter um ambiente tranquilo durante as refeições. Tranquilidade e prazer ao comer ajudam na manutenção da saúde.
-Lavar bem as mãos antes das refeições.
-Lavar com sabão e água corrente os utensílios de cozinha-garfos, facas, colheres, pratos, copos, bandejas, panelas.
-Dar preferência ao leite pasteurizado(fervido e resfriado bruscamente);outros tipos de leite devem ser rigorosamente fervidos em casa. Para se certificar se o leite passou pelo processo de pasteurização, procure pela palavra "pasteurizado" na embalagem.
-Não comer carne malcozida ou mal-passada, pois ela pode conter larvas de parasita(como as da tênia ou "solitária").
-Evitar alimentos com excesso de temperos, como pimenta, sal, vinagre.
-Comer em horas regulares e não sobrecarregar o estômago com excesso de comida.
-Não submeter os dentes a mudanças bruscas de temperatura. Por exemplo, depois de tomar sopa ou café quente, não ingerir bebida gelada, pois isso pode trincar o esmalte dos dentes.
-Escovar os dentes após cada refeição e passar fio ou fita dental entre eles.

A ENERGIA DOS ALIMENTOS
Para suprir as necessidades de nutrientes do nosso organismo, ou seja, para ficarmos bem alimentados, basta comer o suficiente.
Quando o organismo obtém mais energia do que gasta, seu peso aumenta. A obesidade geralmente é consequência de um excesso de energia no organismo em relação ao gasto.
A atividade muscular é a principal forma de gastar energia. Metade da energia gasta por uma pessoa corresponde á sua vida muscular. Mas essa proporção varia conforme as atividades realizadas por cada pessoa. Num operário da construção civil,por exemplo, aproximadamente 3/4 de sua energia são gastos dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário