sábado, 10 de abril de 2010

cap.5

O sistema genital
Ao contrário dos demais sistemas do corpo, o sistema genital não é imprecidível para a sobrevivência do indivíduo. No entanto,ele é fundamental para a reprodução humana. Formado pelos órgãos genitais-masculinos e femininos-,hormônios e gametas (células sexuais),é o único dos sistemas que não está completamente desenvolvido e ativo durante os primeiros anos de vida. Só amadurece e começa a funcionar a partir da puberdade,tornando o homem e a mulher aptos à procriação. Os sistemas genitais masculino e feminino,muito diferentes entre si,atuam de forma complementar para garantir a continuidade da espécie.

Sistema genital masculino
É responsável pela produção dos gametas masculinos-os espermatozóides-e por sua transferência,juntamente com o esperma,para o sistema genital feminino durante o ato sexual (cópula). Também produz e secreta os homônios sexuais masculinos.
O sistema genital do homem é composto por estruturas internas e externas. As internas são: testículos,epidídimos,ductos deferentes,próstata,glâdulas seminais e glâdulas bulbo-uretrais. Já as externas são: pênis,uretra e escroto (bolsa escrotal). O esperma ou sêmen é um líquido esbranquiçado que contém as células reprodutoras masculinas-os espermatozóides. Esse líquido é produzido nos testículos,epidídimo,próstata e glâdulas seminais e bulbo-uretrais,sendo armazenados nos ductos deferentes. Durante a relação sexual,é transportado em direção à uretra e expelido por meio da ejaculação.

Ação hormonal
O hormônio masculino-a testosterona-tem tripla função: além de garantir o desenvolvimento dos órgãos reprodutores (como o crescimento dos testículos e do pênis),é responsável pelo desejo sexual e pelas mudanças típicas da adolescência,com a voz grave e o crescimento de pêlos no corpo e no rosto. Os hormônios são secretados pelos testículos,que também produzem as células sexuais masculinos. O papel dos testículos é anólogo ao que o ovário desempenha no sistema genital feminino. Ambos são imprecidíveis ao processo de reprodução humana.

Sistema genital feminino
Sua função é reproduzir os gametas sexuais femininos (óvulos),secreta hormônios,receber o espermatozóide durante o coito e oferecer condições para a fertilização do óvulo,a implantação do bastocisto no útero,o desenvolvimento do feto e o parto.
Após o nascimento,nutre o bebê com o leite secretado pelas glândulas mamárias.
É formado por órgãos internos e externos.Ovários,tubas uterinas,útero e vagina são os órgãos internos. Já o pudendo feminino (vulva) compreende o conjunto de genitais externos,incluindo o monte púbico,o clitóris,os lábios menores e maiores,o vestíbulo da vagina,bulbos do vestíbulo e glândulas vestibulares. A partir da ejaculação masculina,se houver a fertilização do óvulo nas tubas uterinas,o sistema genital feminino propicia todas as condições para o desenvolvimento de uma nova vida. As glândulas mamárias também integram esse sistema,pois produzem e secretam o leite para a nutrição da criança.

Cavidade pélvica
Os órgãos internos do sistema genital feminino estão localizados na cavidado pélvica,o espaço no interior dos ossos da bacia. Essa cavidade é muito larga na mulher,pois precisa possibilitar o crescimento do útero durante o desenvolvimento do feto e ainda permitir a passagem do bebê no momento do parto.

Ciclo menstrual
A ovulação e a menstruação são eventos que se sucedem de forma cíclia durante o período reprodutivo da mulher. O ciclo menstrual se repete,em média,a cada 28 dias,mas pode variar de 21 a 40 dias. A ovulação acontece por volta do décimo quarto dia do ciclo. Normalmente,ocorre em ovários alternados. A menstruação se caracteriza por um pequeno sangramento eliminado através da vagina toda vez que um óvulo liberado por um dos ovários não é fertilizado. Isso ocorre por que o endométrio,mucosa que reveste o útero internamente,torna-se mais espesso para receber o embrião. Sem fecundação,essa camada externa se desprende e é eliminada juntamente com o óvulo. Toda mulher já nasce com cerca de 400 mil folícolos em seus ovários. Desse total,em torno de 400 vão amadurecer e ser liberados durante a vida reprodutiva feminina.

Fecundação
A fertilização ou fecundação é o momento em que o espermatozóide penetra no óvulo,unindo seus materiais genéticos e dando origem ao zigoto ou célula-ovo. A cada ejaculação,o homem deposita de 100 milhões a 500 milhões de espermatozóides no corpo da mulher,mas apenas um deles consegue fertilizar o óvulo. A fecundação ocorre na tuba uterina,órgão que liga o ovário ao útero. Para que ela aconteça,é necessário que os sistemas genitais feminino e masculino encontrem-se em pleno funcionamento e a mulher esteja no período fértil. Mulheres com ciclo menstrual regular reconhecem a fase fértil com mais facilidade,pois a ovulação normalmente ocorre no meio do ciclo. Nos outros casos,há sinais que podem indicar essa possibilidade,como o aumento da produção de muco vaginal e da temperatura corporal em repouso,além de testes que revelam a presença do hormônio LH. Como os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias no corpo feminino,a mulher é considerada fértil alguns dias antes e até 24 horas após a ovulação,tempo máximo de vida do ovócito secundário.

Como se formam os gêmeos
Em geral,um óvulo fecundado se desenvolve e origina um único indivíduo. Na espécie humana é relativamente raro as células embrionárias em divisão se separarem em dois grupos distintos. Caso isso ocorra,formam-se dois embriões,que podemse desenvolver e gerar gêmeos idênticos ou univitelinos. Esses gêmeos se originam,então,de um mesmo zigoto e,por isso,são idênticos no sexo e na aparêcia física.
Outro tipo de gêmeos são os não idênticos ou bivitelinos. Eles se formam quando a mulher libera dois ou mais óvulos,em vez de só um. Se dois óvulos forem fecundados,formam-se dois zigotos diferentes. Cada um dá origem a um embrião. Esses embriões,por sua vez,originam os gêmeos bivitelinos,que são diferentes um do outro como quaisquer irmãos nascidos em partos distintos. Portanto,podem ser do mesmo sexo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário