sábado, 13 de março de 2010

cap.3. Divisão celular

Divisão celular
De modo geral,todos os seres vivos são formados por dois tipos fundamentais de células: as somáticas,que formam o corpo,e as germinativa,que formam os gametas(células típicas da reprodução).
As células somáticas possuemum tipo próprio de divisão,que é a mitose,ao passo que nas germinativas a divisão corresponde ao tipo denominado meiose.
Células haplóides e diplóides
Células diplóides são aquelas que possuem os cromossomos dipostos em pares de homólogos(2n=46) e correspondem a maioria das nossas células;células haplóides são as que sofrem uma redução de números de cromossomos através da divisão celular e não possuem os cromossomos em pares(n=23),correspondem as células sexuais(espermatozóides e óvulos).
Mitose e Meiose
A-Mitose=Responsável pelo crescimento do indivíduo,a mitose é a divisão em que a partir de uma célula diplóide obtemos duas células-filhas também diplóides,isto é,semelhantes à célula-mãe.
O período que separa duas mitoses chama-se intérfase,quando a célula está em intenso metabolismo,preparando-se para a divisão.Entre os principais fenômenos que ocorrem durante a intérfase temos a duplicação do ácido desoxirribonucleico(DNA).
Na mitose ocorre,principalmente,a divisão nuclear,chamada cariocinense,e a seguir a divisão do citoplasma,citocinense.O processo é ininterupto,mas,com finalidade didática,estuda-se a mitose em quatro fases:prófase,metáfase,anáfase e telófase.

B-Meiose=A meiose=divisão típica das células germinativas,na qual de uma célula diplóide obtêm-se quatro haplóides-é formada por duas divisões:
Divisão 1-também denominada reducional,pois há redução do número de cromossomos pela metade,graças à separação dos cromossomos homólogos.
Divisão 2-ou equacional,pois cada célula haplóide formada dá origem a duas novas células também haplóides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário