segunda-feira, 15 de março de 2010

cap.2.A célula:uma visão geral

A célula
Cada célula é composta de três estruturas principais:

-Menbrana plasmática-a película que envolve a célula separando sua parte inteira do material extracelular;
-Citoplasma-toda porção existente entre a membrana plasmática e o núcleo;
-Núcleo-um corpúsculo que contém o material genético e que regula as atividades celulares.
A Membrana plasmática
Na membrana plasmática existem muitas substâncias que entram e saem as células de forma passiva.Isso significa que tais substâncias se deslocam livremente,sem que a célula precise gastar energia.
Outras substâncias entram e saem das células de forma ativa.Nesse caso,a célula gasta energia para promover o transporte delas através da membrana plasmática.Nesse transorte há participação de substâncias especiais,chamadas enzimas transportadoras.
Dizemos,assim,que a membrana plasmática tem permeabilidade seletiva,isto é,capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com a nessecidade da célula.
O Citiplasma
Ele é constituído por um material semefluido,gelatinoso,chamado hialoplasma.No hialoplasma ficam imersas as orgasnelas celulares,estruturas que desempenham funções vitais diversas,como digestão,respiração,excreção e circulação.
Na célula são encontradas:as mitocôndrias,os ribossomos,o retículo endoplasmático,o complexo golgiense,os lisossomos e os centríolos.

-As mitocôndrias e a produção de energia=As mitocôndrias são organelas membranosas e que têm a forma de bastão.Elas são responsáveis pela respiração celular,fenômeno que permite à célula obter a energia química contida nos alimetos.A energia assim obtida poderá então ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas.
O dos "combustíveis" mais comuns que as células utilizam na respiração celular é o açucar glicose.Após a "queima" da glicose,com participação do gás oxigênio,a célula obtém energia e produz resíduos,representados pelo gás carbônico.O gás carbônico passa pelo sangue e é eliminado para o meio externo.

-Os ribossomos e a produção de proteínas:
As células produzem diversas substâncias ao organismo.Entre essas substâncias destacam-se as proteínas.Os ribossomos são organelas não-membranosas,responsáveis pela produção de proteínas nas células.

-O retículo endoplasmático e a distribuição de substâncias:
Essa organela é contituída por um sistema de canais e bolsas achatadas.Apresenta várias funções,dentre as quais facilitar o transporte e a distribução de substâncias no interior da célula.
As membranas do retículo endoplasmático podem ou não conter ribossomos.Se conter é granuloso,se não é não-granuloso.

-O complexo golgiense e o armazenamento de proteínas:É a organela celular que armazena parte das proteínas produzidas numa célula,entre outras funções.Essas proteínas poderão então ser usadas posteriormente pelo organismo.

-Os lisossomos e a digestão celular:São organelas que contém substâncias necessárias à digestão celular.Quando engloba uma partícula alimentar que precisa ser digerida,os lisossomos se dirigem até ela e libera o suco digestório que contém.

-Centríolos e a divisão celular:Os centríolos são estruturas cilíndricas formadas por crotúbulos(tubos microscópicos).Essas organelas participam da divisão,"orientando" o deslocamento dos cromossomos durante esse processo.Geralmente,cada célula apresenta um par de centíolos dispostos perpendicularmente.
O núcleo da célula
O núcleo é a maior estrurura da célula animal e abriga os cromossomos.Cada cromossomo contém vários genes,o material genético que comanda as atividades celulares.Por isso,dizemos que o núcleo é o portador dos fatores hereditários e o regulador das atividades metabólicas da célula.É o "centro vital da célula".
A célula possui o envoltório plamátic,o nucleoplasma,o nucléolo e a cromatina.
O envoltório nuclear é a membrana que envolve o conteúdo da célula.
O nucleoplasma é o material gelatinoso que preenche o espaço interno do núcleo.
O nucléolo é o corpúsculo arredondado e não-gelatinoso que se acha imerso na cariolinfa.
A cromatina é o material genético da célula que aparece como filamentos imersos na cariolinfa.
Quando ficamos mais velhos se torna cromossomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário